segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Lidando com design.

Design é algo que me atrai muito.
Nos aeromodelos de colina temos três grandes preocupações :
-Design;
-Resistência ao pouso;
-Performance.

O design é sem dúvida um dos mais importantes e é o que mais seduz no vôo de colina, pois os modelos não precisam ser o estereótipo de planador : varetas finas e asas finíssimas, que em termos de design é bem pobre.
Mas em colina como há sobra de potência (a natureza é generosa) podemos nos dar ao luxo até de fazer voar modelos escala de aviões da Segunda Guerra, como o P51 (o mais popular), ou mesmo nosso Tucano, até um jato L-39, F-15, ou uma asa-conceito Horten.

Alguns links :

Tucano

Slope rebels

Escala Gigante

PSS Masters

campeões

O pouso é a parte mais delicada do vôo, pois sempre tem alguma pedra ou galho sêco no caminho que acaba furando ou quebrando o modelo. Um galho sêco pode entra numa asa. Uma pedra faz quebrar um nariz de avião.

Ao mesmo tempo isto favoreceu os modelos escala de aviões, pois têm fuselagem mais robusta, mais larga, e asas menos finas, ou seja, são mais robustos para o pouso.

A performance não é tão importante no sentido do "planadorismo". Performance de planador significa alto "L/D" (lift/drag = sustentação/arrasto).
Num planador de colina como já dito a força da "Mãe Natureza" joga literalmente tudo para o alto, então esta preocupação não existe.

Performance aqui significa que o modelo tem comandos ágeis e é capaz de fazer acrobacias bem, que é a parte mais divertida no vôo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário